Joaquim Semeano

Sou formador de Escrita Criativa e Escritor. Tenho 56 anos e resido em Almada. 

No meu percurso profissional estão também registados os termos “Jornalista” e “Cozinheiro”. 

“Jornalista”, porque me licenciei em Comunicação Social em 1987, e iniciei então um percurso de 25 anos no jornal “Record”, em Lisboa. Saí em 2012 e cumpri mais 5 anos de colaboração de jornalismo, na revista Super Interessante.

“Cozinheiro”, porque a partir de 2012 iniciei um projecto de cozinha vegetariana, denominado “Uma Maçã por Dia”.

Joaquim_fb

Sempre fui, sobretudo, um apaixonado pela escrita. Lembro-me de escrever histórias, e até romances, desde a mais tenra idade, 10, 11 anos. E continuei, pela vida fora. Na escola secundária, em Coruche, ganhei um prémio de poesia, e recebi, fascinado, um livro com poemas de Fernando Pessoa.

Mas foi em 2011 que a paixão começou a materializar-se em algo mais, ao vencer o prémio Maria Rosa Colaço, para literatura infantil, com o livro "Era Uma Vez Um Nariz". O prémio, a edição do livro e a sua respectiva divulgação abriram-me as portas para a Escrita Criativa, ao sentir que os meus jovens leitores tinham interesse em descobrir o "segredo": como ter ideias para escrever?

Foi nesse período, 2015, que dei início a esse projecto, com uma missão bem clara: ensinar os mais novos a terem ideias e, sobretudo, a não terem medo de imaginar. O projecto foi ganhando consistência, com o tempo, passando depois também a adolescentes e, finalmente, a adultos. Porque, afinal, em frente a uma página em branco, todos podemos ser crianças...

Entretanto, continuei a publicar: "Todas as Caras de um Gato", "A Aldeia Suspensa", "A Árvore-Floresta", "A Pulga Atrás da Orelha" e "Bonecos de Palha". Mais recentemente, colaborei com a Fundação do Futebol/Liga Portugal, escrevendo as três histórias iniciais do seu projecto "O Mundo d'O Ligas".

Veja aqui uma entrevista para o Clube dos Construtores de Felicidade

Entrevista proposta e publicada pelo Clube dos Construtores de Felicidade, inserida na sua rubrica “Conversas Alegres”, sobre a Escrita Criativa e a sua capacidade para criar felicidade.

E pois foi, uma conversa alegre, bem disposta e descontraída, sobre esta paixão que é escrever e estimular os mais novos (e não só…) a inventarem histórias e a não colocarem limites à sua imaginação.

Abril de 2019